Futebol Robótico de dimensão média (MSL)

O Futebol robótico (liga dos robôs médios) consiste numa das ligas oficiais do RoboCup. Nesta liga os robôs têm uma dimensão máxima de 50cm de diâmetro, 80 cm de altura e 40 Kg de peso.
Duas equipas de robos jogam um jogo de futebol num campo de cerca de 12x8 metros, em que todos os sensores utilizados estão no próprio robô. As entidades do jogo são distinguidas por cores; assim, a bola é vermelha, as balizas são uma azul e outra amarela, o chão é verde, e os robos são maioritariamente pretos (esta cor é considerada obstáculo).
Os robôs das duas equipas são distinguidos através da utilização de uma faixa azul marinho ou roxo. Cada equipa é composta por 4 a 6 robôs, sendo que nenhuma equipa pode jogar com mais de um jogador de diferença. É permitida comunicação entre os robôs através de rede wireless 802.11 a ou 802.11b. O árbitro humano, envia comandos aos robôs através de um computador, para enviar os seus comandos (faltas, cantos, fora, ponta-pé de baliza, etc.)
Não é permitida qualquer intervenção humana durante o jogo, exceptuando-se quando for necessário retirar/introduzir um robô no campo.

 

 
 
   
 Núcleo estudantil IEEE da U.M. SAR Hands-ON Dep. Electrónica Industrial da U.M. Centro ALGORITMI Câmara Municipal de Guimarães Ciência Viva Antena 3 Vitória Sport Clube Tempo Livre ANPEE Ciência Inovação Fundo Europeu Revista Robótica Macrosistemas IEEE Rádio universitária do Minho SAR Guimix Cunha & Gomes Dep. Electrónica Industrial da U.M. Centro ALGORITMI Câmara Municipal de Guimarães Ciência Viva Antena 3 Vitória Sport Clube Tempo Livre ANPEE Ciência Inovação Fundo Europeu Revista Robótica Macrosistemas IEEE Rádio universitária do Minho SAR Guimix Cunha & Gomes
 
 
Noticias Programa Encontro Científico Organização Inscrições Contactos Links